domingo, 16 de julho de 2017

CLOSSÁRIO DE TERMO ASTROLÓGICO


ALÉM-FRONTEIRAS
Os planetas deslocam-se pelo Zodíaco obedecendo a diversos ângulos em relação ao Equador celeste (traçando uma projeção imaginária do Equador terrestre em direção ao universo, obtemos o Equador celeste). O deslocamento do Sol, por este ser a influência hegemônica no Sistema Solar, é utilizado pelos astrólogos como padrão. O Sol nunca se desloca mais de 23 graus ao norte ou ao sul do Equador celeste. Durante o solstício de inverno, ele o grau máximo de declínio em sua órbita, e durante o solstício de verão, o ápice de sua angulação orbital norte. Sempre que um planeta transpõe essa fronteira solar - e ocasionalmente eles o fazem -, diz-se que está "além-fronteiras". Isso significa que o planeta penetra em domínios estranhos, que transcendem os limites determinados pelo Sol, regente do Sistema Solar. O planeta que se acha nessa condição realça e intensifica a própria autoridade, convertendo-se em influência proeminente num horóscopo.


ASCENDENTE
Vivenciamos as sensações de dia e noite porque a Terra perfaz uma rotação completa sobre o próprio eixo a cada 24 horas. Por causa desse movimento de rotação o Sol, a Lua e os planetas parecem subir e descer no horizonte. O Zodíaco constitui uma faixa fixa (imaginária, mas bastante real em termos espirituais) que envolve a Terra como um cinturão. À medida que a Terra vai girando, os diferentes signos zodiacais dão ao observador a impressão de ascender num ponto do horizonte. Num período de 24 horas, todos os signos do Zodíaco percorrem esse ponto do horizonte, cada um em seu devido momento. O signo que ocupa um ponto do horizonte num instante determinado recebe o nome de "signo ascendente". O "ascendente" sintetiza nossa imagem pessoal, corpo e autoconceito - o ego pessoal, em oposição ao eu espiritual, representado pelo signo solar.


ASPECTOS
"Aspectos" são interações angulares entre planetas: a maneira como um planeta estimula ou influencia outro. Se um planeta se encontra em aspecto harmonioso com outro (ou em relação harmoniosa), ele tende a estimular este último de forma positiva e útil. Se o aspecto for tenso, também o estímulo será tenso ou desconfortável, causando pertubações na influência planetária habitual. 

CASAS
Existem 12 signos zodiacais e 12 Casas ou âmbitos de vivência. Os 12 signos representam tipos de personalidade e meios pelos quais um dado planeta se expressa. As Casas indicam o âmbito de sua vida em que essa expressão tende a se manifestar para você. Cada Casa abrange uma área de interesse distinta, conforme se observa na lista a seguir. Uma Casa pode adquirir importância ou potencializar-se, convertendo-se em Casa de Poder para você, de diversas formas: se estiver o Sol, a Lua ou o regente de seu mapa astral, se contiver mais de um planeta ou sempre que o regente da Casa estiver recebendo estímulos inusitado de outros planetas.
Primeira Casa: Corpo e Imagem Pessoal (o "Eu").
Segunda Casa: Finanças, Posses e Dinheiro.
Terceira Casa: Comunicação.
Quarta Casa: Vida doméstica e Familiar.
Quinta Casa: Divertimento, Lazer, Criatividade, Especulação e Casos Amorosos.
Sexta Casa: Saúde e Trabalho.
Sétima Casa: Amor, Romance, Casamento e Atividades Sociais.
Oitava Casa: Eliminação, Transformação e Bens de Terceiros.
Nona Casa: Viagens, Educação, Religião e Filosofia.
Décima Casa: Carreira.
Décima Primeira Casa: Amigos, Atividades em Grupo e Aspirações Íntimas.
Décima Segunda Casa: Sabedoria Espiritual e Caridade.


FASES LUNARES
Após o plenilúnio, a Lua começa a diminuir de tamanho (do ponto de vista terreno), até tornar-se invisível a olho nu, quando advém a "Lua Nova". Essa fase lunar é conhecida como "Quarto Minguante".
Após a Lua Nova, a Lua volta a crescer gradualmente (sob o prisma da Terra), até alcançar seu tamanho máximo na "Lua Cheia". Esse período recebe a denominação de "Quarto Crescente".


CARMA
"Carma" é a lei de causa e efeito que rege todos os fenômenos no universo. A situação em que nos achamos deriva do carma gerado pelos atos que praticamos no passado. O universo constitui um sistema tão equilibrado que qualquer ação, automaticamente põe forças corretivas em movimento que recebem a denominação de "carma".


LUNAR
Relativo à Lua.


MOVIMENTO DIRETO
Quando os planetas se deslocam para frente - como normalmente fazem-, pelo céu zodiacal, diz-se que estão em movimento direto.


MOVIMENTO RETRÓGRADO
Os planetas deslocam-se ao redor do Sol em diferentes velocidades. Mercúrio e Vênus movem muito mais rápido do que a Terra, ao passo que Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão deslocam-se mais lentamente. Em decorrência disso, há períodos nos quais os planetas, baseando-se em um referencial terrestre, parecem deslocar-se para trás no Zodíaco por algum tempo. Esse movimento recebe a denominação de "retrógrado" e tende a debilitar a influência normal de determinado planeta.


NATAL
Literalmente, significa "nascimento". Astrologicamente, esse termo é empregadas para diferenciar posições planetárias características do instante do nascimento (natal) das progressões planetárias atuais (trânsitos). Por exemplo, o Sol natal, no que diz respeito a você, alude à posição do Sol no instante de seu nascimento; já um trânsito do Sol indica a posição dele num dado momento, que geralmente não coincide com a posição na hora de seu nascimento.


PLANETAS LENTOS
Os planetas que levam um tempo maior para completar uma volta ao redor do Sol são denominados "planetas lentos". São eles: Júpiter ( que permanece cerca de um ano em cada signo), Saturno: (que fica dois anos e meio em cada signo), Urano (sete anos), Netuno (quatorze anos) e Plutão (de quinze a trinta anos). Os planetas lentos assinalam tendências duradouras numa determinada área da existência e são, e por essa razão, importantíssimos para o astrólogo quando ele faz prognósticos de longo prazo. Pelo fato de tais planetas permanecerem tanto tempo num signo, há períodos no ano em que "os planetas rápidos" se juntam a eles, ativando e  aumentando a importância de determinada Casa.


PLANETAS RÁPIDOS
São os corpos que se deslocam rapidamente, a saber: a Lua (permanece num signo apenas dois dias e meio), Mercúrio ( de vinte e trinta dias), o Sol (trinta dias), Vênus (aproximadamente um mês) e Marte (cerca de dois meses). Como esses planetas se deslocam velozmente, sua influência se faz sentir a curto prazo. Revelam, pois, as propensões cotidianas num horóscopo.


QUALIDADES ASTROLÓGICAS
Existem três tipos de qualidades astrológicas: cardeal, fixa e mutável. Cada um dos 12 signos zodiacais se enquadra numa dessas categorias.
A qualidade cardeal se manifesta como princípio da atividade e iniciativa. Os signos cardeais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) são excelentes quando se trata de fazer deslanchar um novo projeto.
A qualidade fixa encerra estabilidade, perseverança, tenacidade e perfeccionismo. Os signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) são excelentes em levar a cabo os empreendimentos.
A qualidade mutável se manifesta como flexibilidade, adaptação e equilíbrio. Os signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) exibem natureza criativa, porém nem sempre prática.


TRÂNSITO
Alude ao movimento dos planetas num determinado instante. Os astrólogos empregam o termo "transito" para estabelecer a diferença entre a posição natal de um planeta no horóscopo e seu deslocamento atual nos céus. Por exemplo: se, no dia em que você nasceu, Saturno estava no signo de Câncer, em sua Oitava Casa, mas agora está se movendo através de sua Terceira Casa, dizemos que ele está "transitando" por sua Terceira Casa. Os trânsitos constituem ferramentas das mais importantes para os prognósticos astrológicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.