domingo, 14 de dezembro de 2014

10 ALIMENTOS PARA EVITAR CABELOS BRANCOS

1) Cenoura


Rica em betacaroteno, antioxidante que impede a ação dos radicais livres e evita a perda de pigmentos do fio de cabelo. A cenoura também é rica em vitamina A, que nutre as células do couro cabeludo e interfere na produção da oleosidade natural dos fios.

Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.



2) Espinafre

O Espinafre é rico em ferro – mineral que forma os glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. A falta de ferro no corpo pode provocar queda de cabelo, perda do seu brilho, ressecamento e fraqueza. “O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios”, completa Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro.

Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.




3) Aveia
A aveia possui silício, mineral que ajuda a estruturar a queratina (proteína que constitui o cabelo). Além disso, contém vitaminas do complexo B e zinco. “Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo”, diz a nutricionista Patrícia.
Quantidade ideal: 1 colher de sopa


4) Salmão
Possuindo uma grande quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio, além de ser uma fonte proteína de altíssima qualidade, o salmão ajuda no combate a inflamações, na proteção do couro cabeludo contra a radiação ultravioleta, na circulação sanguínea e na chegada de nutrientes ao bulbo capilar.
Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.


5) Soja
Outra importante fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo e permite ao organismo de produzir novos fios. Sem a proteína, o corpo não consegue produzir estes novos fios e ainda facilita alteração do pigmento e da textura das mechas – que perdem a cor, ficam opacas e fracas. “Outra vantagem de consumir o grão é que ele oferece biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso, o que, na prática, previne que o cabelo fique quebradiço”, diz a nutricionista Elaine de Pádua.
Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.


6) Laranja

A pectina, presente na parte branca que envolve os gomos, é uma fonte de fibras que ajudam a expelir toxinas do organismo. Essas toxinas, quando em excesso, aumentam a oleosidade e o surgimento da caspa.
Quantidade ideal: 1 unidade por dia.








7) Morango
A fruta contém flavonoides e vitamina C, substâncias que permitem a ativação da microcirculação sanguínea capilar. Essa microcirculação ajuda os fios a crescem mais rápido, com mais resistência e menos propensão à queda e ao ressecamento.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.






8) Iogurte desnatado
O iogurte possui vitaminas do complexo B, que auxiliam a queratina a ser depositada no fio, deixando-o mais resistente. Também possui aminoácidos que ajudam a fortalecer a fibra capilar.
Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.








9) Castanha-do-Pará

A fruta oleaginosa é rica em zinco, substância que impede o cabelo a se tornar fino, quebradiço e sem brilho. “Ingerir a dose necessária do mineral proporciona melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo”, diz a nutricionista Fernanda Granja, de São Paulo.
Quantidade ideal: 2 unidades por dia.




10) Agrião
O agrião possui MSM, que é a forma biodisponível do enxofre. “O mineral é necessário para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a evitar a caspa”, diz a nutricionista funcional Cristina Martins.
Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.